Através do eNotas, você pode escolher se deseja emitir notas fiscais de produto (NFe) ou serviço (NFSe) em determinados produtos cadastrados em sua plataforma. 


Ah, caso tenha dúvidas sobre qual tipo de nota se encaixa melhor no cenário de sua empresa, escrevemos um artigo e criamos um vídeo que pode esclarecer todas as suas dúvidas sobra a diferença entre NFe e NFSe. Basta clicar no link abaixo. 

Nota fiscal eletrônica de serviço (NFS-e) ou produto (NF-e): qual devo emitir?


Siga as instruções abaixo para realizar o cadastro do tipo de nota fiscal em seu eNotas.



1- Defina o tipo de nota que irá emitir no cadastro de sua empresa:


Acesse: 

"Nome do usuário" > Empresa > Alterar Cadastro > Dados Municipais > Qual tipo de nota irá emitir: 



Habilite NFe (para emissão de venda de produtos) ou NFSe (pra emissão de prestação de serviços). Caso emita os dois tipos de nota, mantenha as duas opções selecionadas.

Preencha os 3 campos que serão habilitados abaixo para que esses sequenciais sejam utilizados na emissão da próxima NF.


Serie = É preenchida de acordo com o valor que é requisitado por sua prefeitura ou sefaz. 

Numero da nota ou RPS = Deve ser preenchido com o sequencial de emissão na prefeitura ou Sefaz.  Por exemplo, se você já emitiu 10 notas na sefaz/prefeitura, você preencherá com o numero 11. 
Se nunca emitiu nenhuma nota, preencha com 1. 

Lote = Pode ser preenchido com 1. Esse lote serve como controle em nosso lado da integração.



* Obs:  Se sua empresa é de Brasilia e precisa emitir notas de Venda e Prestação de Serviço, esse processo é exclusivamente diferente em seu caso. 
Neste cenário, deixe habilitada apenas o um tipo de nota para emissão, pois a sequência será única na Sefaz. 





2 - Configure os seus produtos de acordo com o tipo de NF: 


Acesse:

Gerenciar > Produtos: 


Selecione o produto desejado, escolha qual tipo de nota irá emitir, clique na engrenagem e preencha os dados solicitados. 


Caso fique alguma dúvida sobre esses dados, o seu contador poderá lhe instruir sobre quais dados se encaixam no perfil de sua empresa.






Após isso, confirme o cadastro nas próximas duas telas.



Pronto! A partir desse momento, todas as próximas notas que serão emitidas respeitarão o cadastro realizado em seus produtos ; )


Caso precise de qualquer outra ajuda, você pode nos acionar através do nosso suporte ao vivo via chat.

 
Dessa forma, poderemos esclarecer suas dúvidas de forma mais ágil.
 
Basta clicar em:  AJUDA > Iniciar atendimento via chat


image