O Certificado Digital funciona como uma identidade eletrônica para as empresas! Com ele, é disponível uma versão eletrônica de todos os seus documentos, de forma segura e com autenticidade garantida. Na prática, funciona como um CPF ou um CNPJ eletrônico. 


Como somos uma empresa de emissão de notas automágicas, algumas prefeituras exigem o uso do Certificado Digital como forma de autenticação do CNPJ, e com este documento a prefeitura valida a emissão para sua empresa por meio da integração dos nossos sistemas.


Algumas prefeituras podem não exigir este documento para emitir diretamente no portal, mas via integração elas podem exigir.


Bom, se você precisa do certificado para emitir, é fundamental que o documento a ser inserido no eNotas tenha o mesmo documento cadastrado na sua conta. Uma vez que você cadastra um CNPJ no eNotas, é fundamental que emita um certificado digital para este mesmo CNPJ.


Caso tenha adquiro o Certificado A3, infelizmente ele não permite uma completa automação do processo de emissão de nota. E também não é possível utilizá-lo e nem migrá-lo para um certificado A1.


A única solução nesse caso é adquirir um novo certificado digital modelo A1, também chamado de eCNPJ A1.


Para o eNotas, o modelo do Certificado deve ser o A1!!! Por ser mais seguro e permitir nossa automação.


Prefeituras como: 


  • São Bernardo do Campo/SP


  • São José dos Campos/SP


  • São Paulo/SP - apenas Optantes do Simples Nacional


Autorizam a emissão de notas sem o Certificado! Basta acionar nosso Suporte informando os dados de acesso ao portal da prefeitura para habilitarmos a emissão sem Certificado Digital A1. 


Caso ainda não possua um, você pode solicitar o Certificado A1 pelo Correios, Serasa ou qualquer agência certificadora. Ele tem durabilidade de 1 ano.


Temos uma certificadora parceira que atende todo o Brasil, a Soluti! Segue link de acesso:  https://enotas.com.br/certificado/


Para inserir o Certificado, você pode seguir esse tutorial: Como inserir ou atualizar meu Certificado Digital no eNotas?


Se necessário, entre em contato com nosso Suporte para mais informações!


Abraços!!