Os erros de RPS podem aparecer no seu painel de vendas quando as notas são recusadas por quebra de sequência na emissão ou quando ocorre algum outro erro (endereço, data de competência) num determinado número de RPS.


RPS, é um documento que tem como função substituir a NFS-e temporariamente. Ele serve como um documento intermediário à geração da NFS-e, ou seja, é entregue ao cliente de forma mais ágil. Depois, ele deve ser convertido em documento fiscal dentro do prazo estabelecido por cada município. 


Nem toda prefeitura trabalha com RPS, então essas e a SEFAZ, para emissão através do eNotas, utilizam o número da nota como RPS.


Os possíveis erros de RPS que podem aparecer no seu painel são:


  1. RPS já informado
  2. Campo complemento do endereço do tomador informado incorretamente. - POSIÇÃO RPS - 1
  3. Campo e-mail do tomador não é válido. - POSIÇÃO RPS - 1
  4. Campo razão social do tomador informado incorretamente. - POSIÇÃO RPS - 1

    Correção: O campo razão social do tomador deverá ter tamanho máximo de 115 caracteres.

  5. RPS já informado.

    Correção: Para essa Inscrição Municipal/CNPJ já existe um RPS informado com o mesmo número, série e tipo.


Para corrigir os erros de RPS, siga os seguintes passos:


1. Peça à sua contabilidade o último número de RPS emitido ou o último número de nota (caso sua prefeitura não utilize RPS ou você emita pela SEFAZ)



2. Acesse sua aba de Dados Municipais no eNotas




3. Preencha o campo RPS com um número acima do que sua contabilidade te passou - se foi informado que o último RPS, ou número de nota foi 2, você cadastra 3 no eNotas


Salve o processo e reprocesse sua nota no painel de vendas de acordo com o nosso tutorial!


Se o erro de RPS estiver vinculado a alguma mensagem de endereço ou documento, a correção é feita no cadastro do cliente