Dentro do eNotas, você consegue fazer filtros no painel de vendas para encontrar alguma informação específica. Dois filtros muito úteis são os de data de competência e número da nota.


A data de competência é a data que você escolhe para ser tributado. Se você realizou uma venda em outubro, por exemplo, mas a nota foi emitida com competência em novembro, você será tributado por esta nota no mês de novembro e, nos seus relatórios de notas emitidas do eNotas, a nota estará no filtro de novembro ao invés de outubro.


No relatório da Visão do Contador, por exemplo, esta nota entrará na busca do mês de novembro ao invés de outubro também! Fique sempre atento à data de competência e certifique-se sempre com sua contabilidade se sua prefeitura permite emissão com competência retroativa e qual a melhor data para inserir na emissão!


O número da nota é a sequência de emissões que ela segue. Na SEFAZ, o número da nota é o mesmo que do RPS (recibo provisório de serviço), mas nas prefeituras, a sequência tem números diferentes. 


É muito importante saber que, se uma nota entrou em emissão em outubro, sofreu algum erro por rejeição da instituição emissora e foi emitida em novembro, quando for corrigida, a numeração vai ficar fora de ordem, já que ela gravou este número na primeira e emissão e depois foi apenas reprocessada.


Como fazer filtros por competência no eNotas?


Você precisará acessar seu painel de vendas > filtros



As informações de competência são as mesmas da Visão do Contador. Se você selecionar "Todas as Vendas", notas emitidas e filtrar a competência de novembro, encontrará o mesmo valor que a Visão do Contador vai apresentar para o mês de novembro!


Como fazer filtro por número de nota?


Se você precisa buscar um intervalo ou número de nota específico, fará o mesmo processo anterior para encontrar suas vendas


Se tiver ficado alguma dúvida com relação a estes filtros, entre em contato com o nosso suporte!!!