Hoje, dentro do eNotas, você pode emitir tanto nota de serviço (NFSe) quanto nota de produto (NFe). Para que suas emissões funcionem de forma adequada, certifique-se de que sua conta está configurada para emitir o tipo de nota de que você precisa! Se tiver dúvidas sobre como configurar, veja nosso tutorial sobre como completar/alterar o cadastro no eNotas!


É muito importante ter em mente que, se você vai emitir NFe, precisa solicitar ao suporte que faça o cadastro dos dados de produto na sua conta. Você precisará informar qual é o produto e os seguintes dados:



Os dados com asterísco são obrigatórios, porém, se você precisar de informações mais detalhadas a respeito do seu produto, vale informar os outros campos também!


Uma vez configurado, suas notas vão para emissão com este dados e, se algum campo estiver incorreto ou se sua conta não estiver configurada para emitir notas de produto, alguns erros podem retornar da SEFAZ.


Possíveis erros para notas de produto


Esteja sempre atento aos possíveis erros das suas notas. Em notas de produto (NFe), podem ocorrer:


  • Erro de Schema XML
  • Erro de Natureza de Operação (CFOP para não optantes do Simples, CSOSN para Optantes do Simples)
  • Erro de Unidade Tributável (Operações dentro do Brasil a unidade é sempre UN, operações para o exterior a unidade tributável é em KG) 
  • Erro de ICMS
  • Duplicidade de nota com diferença de chave de acesso (esse erro ocorre quando você emite nota através do eNotas e por outro sistema)


Caso estes erros ocorram, entrem em contato com o nosso suporte já com os dados informados acima para que sejam feitas as correções necessárias!