Quando sua prefeitura, ou a SEFAZ, retorna sua nota com erro para o eNotas, você precisa fazer a correção dentro do seu painel e reprocessar essas notas para que sejam emitidas. No entanto, os erros de notas ocorrem por motivos diferentes e precisam ser corrigidos em ambientes diferentes também!


Ao corrigir notas com erro de alíquota, código de serviço, RPS, documento do cliente e data de competência, verifique com sua contabilidade qual a informação mais adequada para inserir na correção! Assim você evita incidentes fiscais!


Hoje, as correções podem ser feitas no cliente, na venda, na nota, no cliente ou no cadastro da empresa.


Exemplo de correção na venda - Painel de Vendas > clicar na venda


Erro de produto sem nome - corrija em gerenciar >produtos ou insira um nome de produto na venda

Erro de ICSM (correção em gerenciar produto - envie o ICMS correto ao suporte)

Erro de CFOP (correção em gerenciar produto - envie o ICMS correto ao suporte)


Exemplo de correção no cliente - Gerenciar > clientes


Cliente sem sobrenome

Não é possível emitir nota com cliente com endereço incompleto ou ausente

O telefone precisa ter no mínimo 10 e no máximo 11 dígitos

Erro de CPF, ou CNPJ, inválido

Não foi possível buscar os dados do cliente na Receita Federal (costuma ser por falta de documento do cliente e até mesmo por falta de endereço)


Exemplo de correção na nota - Clicar na venda




Retenção de ISS

Serviço prestado fora do município

Data de competência


Exemplo de correção do cadastro da empresa


Item da lista de serviço incorreto

Alíquota incorreta

Erro de RPS, lote ou série da nota

Erro de CNPJ não vinculado ao município (inscrição municipal)

Regime especial de tributação (optante ou não do Simples Nacional)


Existem variados erros que podem retornar da sua prefeitura, mas as correções sempre serão feitas de acordo com o tipo de erro. 


Se ainda restarem dúvidas sobre como corrigir ou se você corrigiu e ainda ainda não obteve a aprovação das notas, entre em contato com o nosso suporte!