O afiliado é basicamente aquele empreendedor que acessa a plataforma da Hotmart para promover, indicar e vender produtos e serviços de outra pessoa. Se hoje você comercializa um curso de gastronomia, por exemplo, e outras pessoas compartilham seu link de vendas da Hotmart, vocês os terá como afiliados e eles receberão comissões pelas vendas que forem feitas. 


Se tiver dúvidas sobre como funciona o processo dentro da Hotmart, veja o artigo que eles disponibilizam no blog com os detalhes das configuração.



Como funciona a emissão de notas para afiliados no eNotas?


Uma vez que suas vendas entraram no painel do eNotas, você precisa ter sempre em mente que as notas de afiliados são emitidas em todo dia 15 e 30 de cada mês. 


As notas são emitidas em lote. Uma nota é emitida no dia 15 para as vendas cuja a garantia finalizou entre o dia 1º e 15 e outra emitida no dia 30 para vendas cuja garantia finalizou do dia 16 até o final do mês.


É importante ter em mente que o afiliado emite uma nota a cada período para o produtor. Enquanto o produtor emite uma nota para cada cliente, o afiliado emite uma única nota para o produtor referente ao período de vendas.


Veja a seguir um exemplo de nota emitida na configuração de afiliado



Atenção


Caso essa nota seja emitida ao meio dia, por exemplo, e alguma outra nota de afiliado finalize a garantia às 13 horas, outra nota de afiliado pode entrar em emissão para registrar essa (s) venda (s) cuja garantia encerrou após a emissão do lote.


Ainda, embora na Hotmart seja cobrada uma comissão diferenciada para afiliados, a nota fiscal sempre será emitida no eNotas com o valor integral da venda, certo?


Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o processo de emissão de notas de afiliado no eNotas, conte conosco!!